Apresentação
Histórico
A graduação em Ciência da Computação começou a surgir no país no final da década de 60, sendo o primeiro curso denominado "Ciência da Computação", criado pela Unicamp, em 1968. Esse curso foi o primeiro do gênero no Brasil, e serviu de modelo para inúmeros outros programas de graduação em todo país.
No Espírito Santo, a Universidade Federal do Espírito Santo, no final da década de 80, empenhou esforços na criação de cursos na área de Informática, haja vista a necessidade premente de informatização da sociedade na época e, conseqüentemente, a demanda por profissionais com conhecimentos especializados em computação. O curso de Ciência da Computação foi criado em 1990 (Resolução nº 8/90 do Conselho Universitário da UFES), motivado pela grande necessidade de informatização da sociedade na época e, conseqüentemente, pela demanda por profissionais com conhecimentos na área de Ciência da Computação.
Nos anos seguintes, outros cursos de Ciência da Computação foram criados no Espírito Santo. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), atualmente no estado existem apenas 6 cursos de Ciência da Computação, sendo 5 oferecidos por instituições privadas de ensino.
Recentemente, no ano de 2007, o Ministério da Educação (MEC) criou o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI, que apresentou subsídios para criação de novos cursos de graduação e pós-graduação nas instituições federais de ensino superior. Assim, seguindo os moldes e preceitos descritos nesse programa, a Universidade Federal do Espírito Santo propôs a implantação do curso de Ciência da Computação no Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFES) em Alegre - ES.
Outras informações
Modalidade: Ensino presencial
Início funcionamento: 2009
Nº vagas: 40/ano
Entrada: Anual
Titulação: Bacharelado em Ciência da Computação
Duração: 8 semestres